sábado, 23 de março de 2013

Excesso de combustível

Se o carburador estiver derramando combustível através da junta principal - entre o corpo e a tampa - ou para dentro do cilindro (caso em que o motor se recuse a pegar, aparente estar afogado e cheirando combustível), é necessário remover a tampa do carburador e verificar o conjunto de bóia e agulha (espécie de válvula que regula a passagem do combustível para dentro do reservatório). Verifique primeiro se não há resíduos dentro da cuba, depois observe se não existe alguma sujeira travando a agulha ou se ela está mesmo vedando adequadamente o fluxo do combustível. Para checar se o conjunto da bóia e agulha estão funcionando corretamente, vire a tampa do carburador de cabeça para baixo e sopre o no tubo de entrada de combustível. Não pode haver passagem de ar. Se isso ocorrer, melhor é trocar a válvula (com sede) e a bóia. Se a bóia estiver realmente em bom estado - sem infiltração de combustível - é possível substituir apenas a agulha. Carburador Totalmente mecânico, o carburador baseia seu funcionamento na mecânica dos fluidos: o ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo venturi ou difusor (um estreitamento da passagem) arrastando consigo uma porção de gasolina que fica armazenada na cuba, que funciona como uma "caixa de água" que deve estar sempre cheia, até um limite, caso contrário irá vazar. Essa porção, que definirá a mistura correta ar/combustível, é controlada pelo giclê (uma espécie de parafuso com um furo calibrado no meio que limita a passagem do combustível). Uma borboleta, ligada diretamente ao pedal do acelerador, e instalada na base do carburador, dosa a quantidade de mistura que o motor vai aspirar. Esse artifício define a potência ou o torque que se deseja do propulsor naquele momento. Carburador eletrônico Trata-se de um carburador convencional dotado de monitoramento eletrônico em algumas de suas funções com o objetivo de controlar mais rigidamente a quantidade da mistura de ar/combustível em modelos carburados equipados com conversor catalítico (ou simplesmente catalisador). Com o auxílio da sonda de oxigênio (Sonda Lambda), o sistema eletrônico auxilia o carburador a executar sua função básica: misturar ar com combustível na proporção correta. Foi uma fase intermediária pela qual passou o automóvel antes de utilizar, em quase sua totalidade mundial, a injeção eletrônica.

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