domingo, 24 de março de 2013

Carburador Webber Horizontal

Carburador Webber Horizontal Com o avanço da tecnologia e a necessidade de desenvolver cada vez motores mais potentes, o carburador precisava de um “upgrade”. Surgiram variadas versões dessa peça na tentativa de tornar mais veloz essa relação de mistura para aumentar a resposta do motor. Carburador eletrônico, quadrijet (utilizado em motores V8) e até a mistura de carburador com injeção monoponto, foram utilizados para esse fim. Mas, em meio a tantas variações uma nova idéia surge, a injeção eletrônica. Dada como uma das grandes invenções tecnológicas automotivas, a injeção eletrônica entra em cena bem difundia em meados da década de 90. Embora possa parecer complicado, o sistema é relativamente simples. Um computador determina o momento, a quantidade e por quanto tempo as válvulas de injeção ficarão abertas. Ele realiza essa tarefa baseado em informações simples como o quanto o motorista aperta o pedal do acelerador, a rotação do motor, a pressão no coletor de admissão e etc. Essas informações são colhidas por sensores e transformadas em sinal elétrico para chegarem ao computador. Dessa forma a relação da mistura ar-combustível pode ser realizada de forma muito mais rápida e precisa, tornando as respostas do motor mais confiáveis e rápidas. Mistura de admissão com sistema eletrônico As injeções de hoje trabalham em vários cilindros, denominadas multipontos (MPFI), diferentemente das monopontos (EFI), utilizadas em um ponto central. Uma boa noticia é que não existe manutenção preventiva do sistema de injeção. O único trabalho é mandar fazer limpeza dos bicos de injeção se o funcionamento do motor se tornar irregular e/ou com falhas. Para não ter nem o trabalho da limpeza dos bicos, utilize sempre gasolina aditivada. Ela tem o efeito benéfico de manter limpo o sistema de alimentação, desde a bomba de combustível até cabeçotes, válvulas de admissão e escapamento e etc.

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