quinta-feira, 3 de outubro de 2013
OFICINAS MODERNAS
Seu você acha que oficina mecânica é um lugar inóspito, mal iluminado e habitado por profissionais engraxados, você ainda não deve ter colocado as rodas numa unidade do CAPS, do BAC ou mesmo do C.A.S.A. Sim, cada companhia batiza com a sigla que bem entende, mas o fato é que postos de serviço de seguradoras estão virando uma alternativa às velhas oficinas independentes, ganhando a confiança de antigos clientes e mudando o conceito que eles tinham de estabelecimentos escuros e mecânicos camuflados com graxa. Além disso, são oferecidos serviços diferenciados a preços promocionais, nem todos restritos apenas a quem é cliente da seguradora, com direito a cafezinho, TVs de LCD, conexão Wi-Fi e cadeiras de massagem, em locais que mais lembram salas vips de aeroportos.
O C.A.S.A. é o nome do serviço da SulAmérica, que significa Centro Automotivo de Super Atendimento. "Neles fornecemos uma solução completa para nossos clientes, que encontram diferenciais como agilidade, comodidade e segurança, além de atendimento e tranquilidade a terceiros nos casos em que nosso segurado é o responsável pelo acidente", afirma o vice-presidente de auto e ramos elementares da SulAmérica, Carlos Alberto Trindade Filho. "Lá garantimos maior agilidade na autorização dos orçamentos, liberação do carro-reserva no próprio local, para os clientes que têm essa garantia contratada, contato semanal com o cliente com o propósito de mantê-lo informado sobre o andamento do processo e garantia de qualidade com um certificado. Depois o segurado só retorna para retirar o veículo devidamente reparado."
Serviços grátis
No local, há descontos de até 50% em alinhamento, balanceamento e na compra de pneus, além de serviços gratuitos, como checagem de itens de segurança ou mão de obra na troca de peças. O local também abriga parceiros que oferecem outros serviços, como locação de veículo, reparo de vidros, lanternas e faróis, vistoria prévia, instalação de rastreador, entre outros. Quem não é cliente SulAmérica, ou mesmo o terceiro envolvido no acidente, pode procurar o centro para contratar os serviços desses parceiros. Com a orientação de atender rapidamente, há a preocupação de oferecer um bom ambiente para a espera, com internet, TV a cabo e outros serviços. "Nossa estrutura visa proporcionar um ambiente agradável, moderno e acolhedor", diz Trindade Filho.
Nesse tipo de centro automotivo, o piso das oficinas é impecavelmente branco e várias vezes por dia uma equipe entra em ação para fazer a limpeza a fim de mantê-lo assim - a ponto de lembrar os profissionais que trabalham enxugando a quadra durante uma partida de vôlei. "O que mais chama a atenção é a transparência. É a segunda vez que levo meu carro para a revisão e acho melhor do que usar os serviços de um mecânico independente", disse o designer Marco Godoy, dono de um Fiat Idea Adventure 2008, que acabava de levar seu carro para realizar vários reparos no Centro Automotivo Porto Seguro (CAPS), no centro de São Paulo.
Ele lembra que há estabelecimentos que impedem o acesso do dono do carro ao trabalho na oficina, o que não é o caso nesses centros. "É o mesmo preço cobrado por um mecânico independente e eu ainda pago em três vezes, ganhando pontos no meu cartão de crédito, com a credibilidade de uma bandeira conhecida. Você sabe, né? A relação com mecânico é de confiança, como a relação que se deve ter com um médico."
Transparência nas peças
"O chão limpo dá uma noção de clareza e isso reflete no serviço, que precisa passar confiança. Além de ser um ambiente mais agradável", diz Marcos Iombriller, gerente de rede da Porto Seguro. "Você se lembra de que anos atrás a figura do mecânico era de uma pessoa com sandália de dedo e toda suja. Não era alguém respeitável. Sem falar de pôster de mulher nua pela parede. Mandar sua esposa levar o carro, nem pensar." Segundo ele, o reparo tem de ser claro para o cliente e a entrega das peças embaladas faz parte, sem trocadilhos, desse pacote. "Se você não quiser levar as peças, tudo bem. Eu dou um descarte ambientalmente correto a elas, mas tenho a obrigação de entregá-las a você para mostrar que as troquei."
Outra preocupação das oficinas é não mandar o cliente de um lado para o outro. "Nos centros de atendimento, é possível dispor, em um mesmo local, de diferentes serviços", conta Fernando Cheade, superintendente executivo da Bradesco Auto/RE, responsável pelos BACs - sigla para Bradesco Auto Centers. Entre eles, destaca oficinas qualificadas para reparo de sinistros, recebimento do carro-reserva, instalação de rastreadores, reparo e troca de vidros e vistoria prévia. "Tudo num ambiente agradável, de conforto e segurança, com atendimento personalizado prestado pela equipe da seguradora." Alguns serviços, segundo ele, são gratuitos.
Há até quem estipule prazo máximo de atendimento. "Em nosso posto, o cliente que teve seu veículo sinistrado pode realizar o comunicado do sinistro à seguradora e, de imediato, especialistas fazem o orçamento dos reparos e encaminham o veículo para a oficina. Todo o atendimento é realizado de maneira ágil e simplificada, o que possibilita a ele, no prazo máximo de 30 minutos, deixar seu veículo colidido e sair com um carro-reserva para seguir com sua rotina", afirma Jabis Alexandre, diretor-geral de automóveis do grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre.
Diante desse novo cenário, não quer dizer que se deva trocar os serviços das oficinas tradicionais pelos das assistências das seguradoras, mas o profissionalismo que elas estão imprimindo ao setor já tem deixado muito mecânico preocupado.
SERVIÇOS
O que pode ser feito nos centros de seguradoras:
• Alinhamento
• Troca de baterias, correias, óleo do motor, filtros, lâmpadas, palhetas do limpador, pneus
• Reparos em direção, freios, suspensão e motor
• Cristalização do para-brisa
• Gravação do chassi no vidros
• Limpeza de ar-condicionado
Oficinas com chão impecavelmente branco e recepção que lembra uma sala vip de aeroporto.
Links Patrocinados
Oficina Carros Importados
Mecanica Funilaria Pintura Peças Serviços Importados Blindados
www.speedcleantech.com.br
curta e siga Quatro Rodas
Assine a newsletter Quatro Rodascurta e siga Quatro Rodas
» FOTOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário