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Um dos componentes vitais do sistema de alimentação de um veículo, a bomba de combustível tem a responsabilidade de enviar combustível sob pressão e vazão suficientes do tanque para a linha de alimentação do motor, atuando em conjunto com outros componentes do sistema de injeção. Se apresentar problema e parar de funcionar... É dor de cabeça na certa para o seu cliente, pois o veículo vai ficar sem combustível e, consequentemente, não vai operar.
A maioria dos automóveis utiliza o módulo de bomba de combustível na parte interna do tanque, que conta com um reservatório de plástico para alojar a bomba, o filtro principal, o pré-filtro e o medidor de nível de combustível, que geralmente são substituídos em conjunto, ou seja, já são vendidos em forma de kits. Ao realizar a manutenção, o aplicador tem a opção de comprar somente a bomba de combustível ou os kits de bomba completos. Então a primeira dica para o técnico é comprar a aplicação correta para o veículo que está sendo reparado.
Dentro do módulo da bomba são encontrados os seguintes componentes: motor elétrico, tubo corrugado e o pré-filtro. Tem ainda um medidor de nível de combustível e o regulador de pressão para controlar o sistema. Todos esses itens são interligados entre si e precisam estar sempre em ordem para que todo o conjunto tenha o desempenho desejado.
De acordo com Fabio Betarello, coordenador de Trade Marketing da Divisão Automotive Aftermarket da Bosch, uma bomba avariada pode acarretar, em primeiro lugar, na perda de pressão da linha de combustível, gerando perda de potência, da mesma forma que o pré-filtro entupido vai obstruir a passagem do combustível para a linha de alimentação, causando o mesmo problema. "Outros sintomas que o mecânico deve estar atento são a demora na partida e a dirigibilidade ruim. Se a bomba estiver queimada, o motor do carro não funciona", complementa.
Quando chega um carro com esses sintomas na oficina, ele indica que o mecânico faça a medição da pressão com o uso do manômetro, que mede pressão, e de um rotâmetro, que mede a vazão de combustível. "Toda bomba tem sua medida de pressão e vazão para cada aplicação. Se tiver fora do padrão, tem que trocar a bomba", explica.
Outros itens que podem comprometer o funcionamento da bomba são o pré-filtro, o filtro, mangueiras e parte elétrica. "Sempre que mexer na bomba, o pré-filtro deve ser substituído, caso contrário, as impurezas passam para a linha do mesmo jeito. Também é aconselhável fazer uma limpeza no tanque", orienta.
Da mesma maneira, se o filtro de combustível estiver prejudicado, danifica a bomba, porque está no meio da linha de alimentação e restringe a passagem, forçando a bomba para gerar uma pressão maior do que a necessária, assim sendo, reduz o seu tempo de vida útil. "Atenção também ao regulador de pressão que pode dar defeito: ao trocar a bomba, ele deve ser sempre verificado com a medição correta, caso contrário o trabalho será em vão. O técnico pode usar um vacuômetro para a medição", comenta.
O regulador de pressão pode perder a pressão da mola ou romper a membrana interna. Em ambos os casos, a pressão de combustível fica abaixo da especificação, e o mecânico pode entender, por engano, que o problema está na bomba, substituindo o componente errado, enquanto o defeito está no regulador de pressão, que permanece no veículo, que continuará apresentando falhas de funcionamento.
Mangueiras danificadas também podem prejudicar o funcionamento da bomba através de alguma restrrição ou interrupção da passagem de combustível. É importante lembra que deixar o nível de combustível do tanque baixo pode acarretar superaquecimento da bomba, pois como está submersa, o próprio combustível é o seu refrigerante e lubrificante. Nesse caso, aumentar a temperatura da bomba, com um tanque que está frequentemente com pouco combustível, reduz sua vida útil.
Troca do Kit
Veículos equipados com a bomba de combustível do tipo modular têm uma vantagem na hora da manutenção corretiva do componente, pois permitem a troca apenas dos itens internos do módulo, também conhecido como caneco. Foi a solução que as principais fabricantes do sistema encontraram para diminuir o custo da peça e evitar desperdício.
"Assim, a Bosch colocou no mercado de reposição dois kits universais para aplicação nos módulos Bosch de bomba de combustível, sem a necessidade de adaptação e com preço mais competitivo. O técnico compra o kit e só tem o trabalho de instalar, sem colocar em risco outros componentes do conjunto", afirma.
Para aplicação em carros bicombustíveis, a solução de kit de bomba tem o código F 000 TE1 59A e não requer nenhuma adaptação. O conjunto conta com o pré-filtro adequado para o módulo Bosch, o tubo corrugado e a bomba de combustível propriamente dita, abraçadeira e borracha de vedação. "Este kit já apresenta os terminais finos para instalação do modulo Bosch, sem que o técnico precise danificar os fios para fazer instalação. Caso o módulo original do veículo seja de outra marca, a solução é o kit F000 TE0 120, já conhecido no mercado", explica.
Para motores a gasolina, a empresa acaba de lançar um novo kit de bomba universal sob o código F 000 TE1 64W, que também não precisa de adaptação e conta com os componentes necessários para a troca. Caso o módulo original seja de outra marca, a solução é o kit F000 TE0 103.
Procedimento
Vamos fazer a troca do kit de combustível no módulo da Bosch para veículos a gasolina. Fizemos a troca num Ford Ka 2006, mas como essa bomba é universal, o procedimento é o mesmo para qualquer veículo. Use sempre os equipamentos de proteção e as ferramentas adequadas para o serviço.
1) Para tirar a bomba de combustível do carro, tire os conectores de alimentação da bomba, o aterramento e as duas mangueiras de combustível. Depois, retire o componente de dentro do tanque de gasolina. (1a)
2) Com o conjunto na bancada, vamos partir para a remoção dos componentes que serão substituídos pelos que vieram no kit. Vamos tirar a parte inferior do caneco. Com a ajuda de uma chave de fenda, retire as travas.
3) Na sequência, o técnico deve desencaixar o pré-filtro e a peneira. (3a)
4) Utilize um alicate para soltar a travinha que tem dentro do caneco.
5) Com o auxílio de uma chave de fenda, solte as travas para remover os conectores.
6) O próximo passo é utilizar um estilete para cortar a mangueira de alimentação e removê-la. 7) Em seguida, solte o conector interno e desconecte a parte de cima do caneco da parte de baixo. Remova a bomba pela parte de baixo. Instalação
1) A colocação dos componentes é a operação inversa da desmontagem. Coloque a bomba, instale os conectores e monte o caneco novamente.
2) Encaixe a borracha de vedação que vem disponibilizada no kit. Encaixe o pré-filtro novo, com a borracha de vedação. Coloque a tampa e feche a peça. (2a)
3) Ao colocar a mangueira, note que faz uma curva por fora do caneco. Use uma ferramenta para empurrar a mangueira no seu alojamento até encaixar.
4) Veja se não há impurezas no tanque antes de colocar a bomba nova.
Obs: É muito importante frisar que os fabricantes alertam que não existe reparo da bomba de combustível propriamente dita, apesar de que no mercado paralelo é vendida a peça recondicionada. Essa regra deve ser cumprida, afinal, a estrutura da bomba é selada e, se for aberta, perde a garantia de funcionar perfeitamente, ou seja, uma vez diagnosticado o problema, a bomba deverá ser substituída por uma peça nova que vem no kit de reparo.
Mais informações: Bosch (19) 2103-2289
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domingo, 3 de agosto de 2014
Reparo da bomba de gasolina
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