quinta-feira, 17 de julho de 2014

Troca da bomba d’água do Ford Focus

Acompanhe a substituição e verificação desse importante item do sistema de arrefecimento num veículo Ford Focus ano 2009 e motor 1.6 Flex Motor em temperaturas normais de trabalho, "arrefecido" é motor com saúde em dia, por isso, a manutenção do sistema de arrefecimento é tão importante. Utilizar o aditivo correto e ainda mantê-lo no nível recomendado são os primeiros passos para que a coisa não esquente. Agora, se o motor esquentou é necessário que se faça uma verificação em todos os componentes do sistema, não somente troque o líquido do radiador. É fundamental determinar qual a causa do ocorrido. Muitas vezes, o motor aquece, é trocado o líquido de arrefecimento e até mesmo a válvula termostática, mas o problema continua. Aí, outros componentes do sistema devem ser verificados: como a bomba d'água, radiador, selos, mangueiras, vaso expansão e a tampa do reservatório Apenas trocar o líquido de arrefecimento não é sufiente em caso de aquecimento A bomba de água está localizada na parte frontal do bloco. Acionada pela correia, ela é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento através do motor. O componente retira o liquido com excesso de temperatura que está no motor e o envia ao radiador, onde é feita a troca de calor. O controle da vazão depende da temperatura e será feita pela válvula termostática. A correia de acessórios aciona a bomba d'água que está na parte frontal do motor Um dos componentes da bomba é o rotor, constituído de material resistente e que pode ser de termoplástico ou metal , A vedação da passagem da água é feita por meio de um retentor conhecido como selo mecânico. Mesmo com o motor frio, a bomba continua trabalhando, fazendo o líquido circular somente pelo motor. Para diagnosticar danos na bomba é necessária a sua remoção, fique atento se há ruídos no rolamento e possíveis vazamentos pelo furo de dreno. Observar sempre o nível do líquido é essencial para manutenção do sistema Procedimento de troca Vamos fazer o passo a passo da troca da bomba d'água do Ford Focus 2009 com motor 1.6 Flex. O veículo acabou de fazer a troca do líquido e da válvula termostática, mas por precaução está sendo feita a troca da bomba também. O primeiro passo é inspecionar os componentes do sistema: mangueiras, radiador, reservatório e tampa, válvula termostática, eletroventilador e a bomba d'água, em si. Este procedimento deve ser feito com o motor frio. É recomendado pelo fabricante a utilização líquido do tipo long life, com base sintética. Utilize sempre as luvas de proteção e os óculos de segurança, além das ferramentas adequadas e peças de boa qualidade. A troca da bomba teve ajuda de Eduardo Guimarães, supervisor de treinamento da Affinia. 1) Em primeiro lugar, retire a tampa do vaso expansor para facilitar a drenagem do líquido de arrefecimento. Suba o carro no elevador, porque a troca da peça vai ser feita por baixo. Retire a roda lado direito para melhorar o acesso. 2) Agora é hora de fazer a remoção do protetor inferior da correia de acessórios. 3) Com um alicate, retire a abraçadeira da mangueira inferior do radiador para fazer o dreno. Obs: Coloque um recipiente para armazenar o líquido que deve ser descartado corretamente para não prejudicar o meio ambiente. 4) Em seguida, solte os parafusos da polia da bomba d'água antes de soltar a correia. 5) Afrouxe o tensionador da correia de acessórios e retirá-la. Verifique o estado da peça em geral e das estrias, se não há rachaduras ou vincos. 6) O próximo passo é remover a polia da bomba d'água. 7) Solte agora os três parafusos de fixação da bomba d'água. 8) Dê uma deslocada com a mão para sair a água e depois retire a bomba propriamente dita. Obs: vale ressaltar que a peça original que estava no carro é montada com anel de borracha, que neste caso está ressecado, revelando que houve superaquecimento no motor. 9) Antes de começar a instalação, passe uma lixa na face de vedação para melhor assentamento da peça nova 10) Faça a limpeza do sistema. 11) Coloque a peça nova, depois encaixe e aperte os três parafusos. O kit da nova bomba vem com junta de vedação. Em seguida, faça a instalação da polia e seus parafusos. 12) Coloque o líquido até a marcação de nível máximo e ligue o motor para que todo o sistema seja preenchido. Desligue o motor, faça a sangria de ar do sistema, coloque o restante do líquido, ligue o motor e espere ligar a ventoinha. Obs: Nesse caso, o líquido novo já está diluído, se não tiver, tem que fazer a mistura fora do carro, num recipiente separado conforme especificação da montadora. 13) Desligue o motor, espere esfriar e faça o teste na tampa do vaso expansor com bomba de pressão, aplicando a pressão especificada pela montadora do veículo . 14) Finalmente faça o teste com bomba de pressão para testar a estanqueidade do sistema aplicando 0,5 Bar de pressão e verificando se não há vazamento. Mais informações: Nakata (11) 3602-8081

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